-
Arquitetos: Estudio MMX
- Área: 550 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Rafael Gamo
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa CVC é gerada a partir da articulação dos espaços exteriores do jardim, dos terraços e do pátio central com os espaços exigidos pelo cliente, como forma de gerar o diálogo entre o espaço construído e o espaço aberto. Além de uma sequência de espaços abertos com vários graus de intimidade, que permitem a passagem gradual do grande espaço na rua para o espaço verde na parte traseira.
Dentro de uma malha de 3x3x3, 10 volumes são distribuídos em torno de um pátio central. Dessa forma, o projeto entrelaça duas unidades que podem ser habitadas independentemente. Um programa compacto dentro de uma massa porosa, permite que os espaços interiores tenham ótimas condições de luz solar e vistas, sem comprometer a privacidade de seus ocupantes e sem reduzir áreas abertas (pátios e jardins da casa).
O uso do concreto pigmentado vermelho como sistema estrutural e de acabamento permite gerar pérgulas, lajes, vigas e paredes homogêneas, o que enfatiza a natureza integrada ao projeto.